Ciclo de Debates do PAJUP

GRUPOS DE TRABALHO

a) GT 1. Reflexões, Concepções e Experiências em Assessoria Jurídica Popular
 Coordenador: Me. João Paulo do Vale de Medeiros (UERN) e Me. Lucas Vieira Barros de Andrade (AATR/BA)
Ementa:
A Assessoria Jurídica Popular (AJP) têm se constituído em um movimento que gerou e gera diversas reflexões e práticas acerca do fazer jurídico e da educação popular. Atuando junto à movimentos e organizações populares, associações comunitárias, identitárias, entre outros, a AJP criou um campo social e teórico que se alimentam. As Assessorias auto-gestionadas por estudantes têm produzido e proposto reflexões e práticas no ensino, pesquisa e extensão universitária - questionando, inclusive, a separação não-dialogada desses campos. A produção do conhecimento neste campo tem crescido e contribuído no processo de sistematização de experiências e proposição de marcos teóricos. Diante da constante necessidade de reflexão e renovação desta produção, este Grupo de Trabalho é propiciar um espaço para articulação das múltiplas atuações da assessoria jurídica popular e das reflexões teóricas e metodólogicas neste campo. As temáticas pertinentes são: produção teórica-metodológica da assessoria jurídica popular; educação popular, educação jurídica popular e educação em direitos humanos; atuação das assessorias jurídicas populares junto às movimentos sociais; extensão universitária e práticas de pesquisas populares; assessoria jurídica popular e as lutas de gênero, raças e identidades; história das assessorias jurídicas populares; concepções críticas da educação jurídica; teorias críticas do direito e assessoria jurídica popular.

b) GT 2. Ensino jurídico
Coordenador: Me. Arnaldo Vieira Sousa (UNDB/MA) e Me. Elton Fogaça da Costa (UNIVALI/SC)
Ementa: O GT Ensino Jurídico objetiva discutir as possibilidades e desafios de um ensino jurídico crítico e mais próximo da realidade social que permeia o estudante de direito. Ensinar o direito e, ao mesmo tempo, oxigenar a sua prática constitui um enorme desafio, de fugir da lógica manualesca e bancária e de preparar o acadêmico para auxiliar a sociedade no enfrentamento dos problemas da vida cotidiana e na busca de soluções coletivas de mobilização política e transformação da realidade concreta.

c) GT 3. Educação Popular: experiências brasileiras e latino-americanas
Coordenador: Ma. Natasha Karenina de Sousa Rego (FACID/PI) e Aianny Naiara Gomes Monteiro (JnT)
Ementa:
O GT Educação Popular: experiências brasileiras e latino-americanas objetiva reconhecer as condições de emergência e traços definidores da Educação Popular e os processos educativos nos diversos lócus sociais brasileiros e latino-americanos, a partir de sua trajetória histórico-social no Brasil e na América Latina e analisar os objetivos, concepções, metodologias e tendências contemporâneas. Em seu desenvolvimento, emergência, historicidade, atualidade e desafios da Educação Popular no Brasil e na América Latina serão abordados. A relação dos movimentos sociais, suas teorias e práticas de aprendizagem no campo da educação não formal e o papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino também serão enfocados no GT.

d) GT 4. Pluralismo jurídico no cenário latino-americano: avanços na garantia de direitos de indígenas, quilombolas e de povos e comunidades tradicionais
Coordenador: Me. Igor Martins Coelho Almeida (SEDIHPOP/MA) e Me. Pedro Sergio Vieira Martins (Terra de Direitos/PA)
Ementa: Com a constitucionalização de direitos e garantias fundamentais, diversos grupos sociais têm criado estratégias de incidência política-jurídica para criar instrumentos normativos que garantam a efetivação desses direitos previstos na Constituição de 1988. As lutas desses segmentos no cenário atual é criar novas formas de legitimar suas lutas quando seus adversários apropriam-se de discursos antes incorporados por esses grupos. Discutir como o pluralismo jurídico pode emponderar as lutas dos segmentos sociais historicamente marginalizados na afirmação dos direitos humanos e de sua identidade.

e) GT 5. Efetivação de direitos por movimentos e grupos sociais e étnicos no cenário brasileiro
Coordenador: Me. Ruan Didier Bruzaca (UFMA; UNDB/MA) e Ma. Viviane Vazzi Pedro (PPGSoc-UFMA)
Ementa: A realidade brasileira, assim como a maranhense, é marcada por conflitos envolvendo grupos e movimentos sociais e étnicos, como posseiros, pequenos agricultores, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, dentre outros. Neste sentido, tem-se como propósito no presente Grupo de Trabalho debater os conflitos jurídico-administrativos (como os decorrentes das políticas de desenvolvimento, dos embates entre posse e propriedade, da proteção do território étnico, dentre outros), as estratégias de atuação (destacando-se a atuação na defesa de direitos de grupos historicamente marginalizados e excluídos), os modos de vida e os direitos dos referidos grupos.

f) GT 6. Combate ás Opressões – Feminismo, LGBT e Negritude
Coordenador: Ma. Nilvanete de Lima Alves Cabral (UNDB/MA)

Ementa: O grupo de trabalho discutirá as opressões históricas sofridas por grupos minoritários na sociedade ocidental contemporânea. Padrões rácicos e heterocentrados precisam ser revisitados através de trabalhos teóricos e empíricos afim de  denunciar os preconceitos e incentivar nas legislações, políticas públicas e na sociedade posicionamentos com maior alteridade.

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